O jeito certo de lavar os cabelos!

O jeito certo de lavar, tratar e secar, você sabe? Tem certeza?

Selecionei alguns errinhos clássicos que quase todo mundo (inclusive eu, rs) comete:

1. Temperatura:

NUNCA devemos lavar os cabelos com água quente! Eu disse N-U-N-C-A!

Isto porque, se seus cabelos forem secos, a água quente vai ressecá-los ainda mais. E, se pelo contrário, forem oleosos, a raíz ficará mais oleosa.

O certo é utilizar água morna ou fria! Se não conseguir lavar com água fria, procure lavá-los com água morna e, por último, jogar um jato de água fria! A água fria vai selar os cabelos, deixando os fios mais brilhantes e sem frizz.

2. Shampoo:

Em primeiro lugar, o shampoo deve ser ideal para o seu tipo de cabelo.

Vale experimentar várias marcas até encontrar uma que funcione legal para você!

Agora, você já reparou na quantidade de shampoo que os salões utilizam para lavar nossos cabelos? É BEM POUCO! E isso não é para economizar produto, não! O certo é utilizarmos a menor quantidade de produto possível! Se usarmos muito shampoo, o cabelo tem mais chances de ficar com resíduos, pesado e ressecado!

Comece massageando o couro cabeludo, SUAVEMENTE. Nada de esfregar loucamente e com as unhas! Isso destrói os fios. Além do mais, não devemos colocar todo o comprimento dos cabelos no topo da cabeça e massagear. A massagem é no couro cabeludo, e só!

Após a massagem, a espuma do shampoo deve ser trazida para o comprimento, sem esfregar. Devemos apenas passar o shampoo para o comprimento do cabelo.

Se você lava os cabelos todos os dias ou tem cabelos secos, não deve repetir a operação. Porém, se seus cabelos são oleosos e não são lavados todos os dias, é necessário aplicar o shampoo novamente.

2. Máscara de tratamento:

A máscara deve ser usada de uma a duas vezes por semana, para nutrir e hidratar os fios.

Se na embalagem estiver escrito para deixar agir por 3 minutos, deixe 3 minutos. Se estiver escrito 20 minutos, deixe 20 minutos. E SÓ! Ao contrário do quem temos impressão, deixar o produto agindo por mais tempo nos fios não aumenta o poder de hidratação.

Outra coisa: a máscara de tratamento não substitui o condicionador! Como já foi dito antes, ela serve para nutrir e hidratar os fios, enquanto o condicionador protege e sela a cutícula. Logo, após retirarmos a máscara, é necessária a aplicação do condicionador.

3. Condicionador:

Eu já expliquei que no caso do shampoo, devemos utilizar a menor quantidade possível, praticamente invariável para cabelos curtos ou compridos.

O condicionador funciona de forma diferente, quanto maior o comprimento dos fios, maior a quantidade que deverá ser aplicada. Mas, sem exageros!

Não devemos aplicar o condicionador na raiz! Se os cabelos forem normais ou oleosos, o certo é aplicar apenas no comprimento (mais ou menos abaixo das orelhas). Já nos cabelos extremamente ressecados, devemos passar cerca de 3 dedos abaixo da raiz.

4. Secagem

Nada de enrolar a toalha na cabeça!

Vá apertando a toalha suavemente da raiz até as pontas. Novamente, sem esfregar! Caso contrário, irá abrir novamente as cutículas causando a quebra, o frizz e tudo aquilo que a gente NÃO quer!

Caso queira utilizar o secador de cabelos, sempre aplique um protetor térmico! Sempre!

Beijinhos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: